Filtragem de Óleo Térmico e Filtragem de Óleo de Têmpera

Filtragem de Óleo Térmico e Filtragem de Óleo de Têmpera

Inúmeras das ferramentas, peças de maquinas e produtos mecânicos sofrem algum tratamento térmico, onde são submetidas a altas e baixas temperaturas em sequências controladas. Descreveremos abaixo três tipos de tratamentos térmicos mais utilizados nos processos metalúrgicos.

Têmpera

A têmpera é o processo que consiste em aquecer um metal por um determinado tempo e temperatura, e em seguida, resfriá-lo bruscamente por imersão num fluido, conhecido como Óleo de Têmpera.

O processo de Têmpera, consiste em um resfriamento brusco que transforma uma estrutura cristalina do metal mudando suas propriedades físicas, tais como: maior dureza, maior tenacidade, menor resiliência e menor ductilidade e maleabilidade.

Para o resfriamento, os produtos utilizados no processo de Têmpera são: Solução de soda caustica (NaOH), água, solução de NaCl e NH4Cl, soluções de H2SO4 e HCL, soluções de glicerol, silicato de sódio e etileno glicol, óleos minerais, vegetais ou animais, sais e metais fundidos e ar.

A soda caustica é a solução mais forte que se usa para realizar o processo de Têmpera, ela chega a resfriar duas vezes mais rápido do que a água, por isso é considerada uma têmpera forte, já os sais e metais fundidos geram uma têmpera branda, e o ar é diferenciado de todas as outras soluções. Cada solução é indicada para determinado tipo de metal, tudo vai depender da velocidade de resfriamento.

Os meios mais importantes na têmpera de aços são a água e o óleo, pois os mesmos possuem calor específico, condutibilidade térmica, calor latente de vaporização, ponto de ebulição perfeitos para diferentes tipos de aço, como por exemplo a água é utilizada na Têmpera de aços de baixo teor de carbono e de aços liga simples.

A água proporciona um resfriamento brusco nos aços, então ela tem algumas desvantagens, podendo distorcer ou trincar o aço alem do endurecimento obtido não ficar sempre uniforme, mas em compensação ela possui baixo custo e fácil disponibilidade não proporcionando também riscos à saúde dos funcionários. Ela deve ficar a uma temperatura máxima de 20ºC, quanto maior a temperatura menor será seu poder de resfriamento, pois a velocidade de resfriamento diminui.

Já o óleo é utilizado para têmpera em aços com alto teor de carbono e aços de ligas complexas, pois o seu resfriamento é lento, não causando distorções ou trinca nas peças.

Após o processo de Têmpera é aconselhado fazer imediatamente um tratamento conhecido como Revenimento, que tem como finalidade abrandar a fragilidade e maleabilidade dos aços, principalmente temperados, mas intervindo pouco na dureza obtida pela Têmpera. Neste processo o aço é aquecido a uma temperatura por um dado intervalo de tempo inferior a temperatura de Curriê (768°C), resfriando-o posteriormente lentamente dentro do forno ou ao ar.

Além do processo de Têmpera e do tratamento de Revenimento, há também o tratamento de Recozimento, onde o aço é aquecido a uma temperatura acima da zona critica sendo mantido por um certo tempo e depois resfriado lentamente. O tratamento de recozimento é feito para destruir as tensões internas, tornar o aço mais homogêneo, organizar a estrutura cristalográfica e destruir os efeitos da têmpera ou de má formação na fundição. Normalmente ele é aplicado a aços brutos de fundição, aços superaquecidos, aços encruados e aços temperados.

Após o tratamento, o óleo absorve parte da carepa que fica em suspensão, reduzindo a qualidade no acabamento. Com o processo de purificação e filtragem CLARILUB, pode-se aumentar infinitamente a vida útil dos componentes do óleo, bem como manter o nível de excelência na proteção das suas peças e mantendo um padrão de acabamento e qualidade das peças.

Segue abaixo algumas marcas de Óleo de Têmpera e Óleos Térmicos que a Clarilub purifica deixando-o puro novamente para ser usado.