Filtragem de Óleo Lubrificante

Os óleos lubrificantes são utilizados para reduzir o atrito entre as peças em movimento, criando uma película entre as mesmas, lubrificando e aumentando a vida útil das peças, pois as protegem contra o desgaste e corrosão aumentando o rendimento do motor e diminuindo o consumo de combustíveis, permite a eliminação de impurezas geradas pelo atrito das peças do motor que ficam presas nos filtros de óleo e permite a troca de calor e as resfria, evitando a deformação das peças.

Há vários tipos de óleos lubrificantes, sendo eles de origem vegetal ou animal. Eles ainda podem ser derivados do petróleo ou serem sintéticos (feitos em laboratórios).

Os óleos minerais básicos vêm do petróleo bruto, que são processados em refinarias, que separaram as propriedades de lubrificação úteis e removem os componentes indesejáveis, como as ceras.

Os óleos básicos sintéticos fornecem um desempenho melhorado porque são confeccionados utilizando-se um processo químico mais caro do que o utilizado na produção do óleo mineral. Por causa disto, os óleos totalmente sintéticos, que fluem mais facilmente a temperaturas de partida, quando ocorre o maior desgaste. Eles são mais resistentes ao calor e podem ser protegidos mais facilmente por aditivos antioxidantes (a oxidação é um processo degenerativo natural que ocorre no óleo ao longo do tempo). Além disso, eles são também menos voláteis do que os óleos minerais.

Para o uso do óleo lubrificante devem ser consideradas as seguintes características:

Viscosidade - medida da espessura do fluido ou a resistência para fluir. A viscosidade de um óleo pode variar dependendo da temperatura em que ele se encontra, então o óleo não pode sofrer muitas mudanças de viscosidade quando a temperatura muda. O mesmo deve possuir uma viscosidade que não seja grosso ao ponto de não circular por todo o sistema e nem fino o suficiente não criando uma camada protetora entre as peças. A otimização da viscosidade ou espessura de um óleo ajuda a maximizar a eficiência energética, evitando o desgaste dos componentes

Índice de Viscosidade (IV) é a medida da variação da viscosidade com a temperatura. Quanto maior o índice de viscosidade, menor será a variação da viscosidade do óleo quando ele for submetido a diferentes temperaturas

Densidade indica a massa do óleo em determinada temperatura, acaba ajudando a indicar se há contaminação ou deterioração (oxidação) do lubrificante;

Desejando alcançar maior eficiência do óleo, algumas vezes é preciso adicionar aditivos como anti-corrosivos, anti-espumantes, detergente-dispersante (mantêm o motor limpo e neutralizam os ácidos corrosivos que se formam quando combustível é queimado; e removem a fuligem e a borra e as mantêm em suspensão no óleo para evitar entupimentos.), melhoramentos do Índice de viscosidade, agentes de extrema pressão, aditivos de alcalinidade, antidesgaste (protegem o seu motor através da formação de uma camada química entre as partes móveis. Estes aditivos são particularmente importantes ao dirigir com cargas pesadas ou durante a partida do motor), corantes, etc.

A CLARILUB também oferece alem do serviço de filtragem e purificação, o serviço de Centrifugação, onde são removidas as partículas mais grosseiras do seu óleo e a água presente no mesmo, fazendo com que seu óleo não perca os aditivos presentes e aumente sua vida útil.

A CLARILUB ajuda a sua empresa a economizar com trocas de óleo, paradas para manutenção e principalmente diminui a emissão de poluentes no meio ambiente.

Fazendo a Filtragem e Purificação do óleo, sua empresa acabará cumprindo legislações pertinentes ao meio ambiente, conseguindo assim atender requisitos essenciais para ISO 14.000.

Segue abaixo alguns exemplos de Marcas de óleos que a CLARILUB filtra e purifica: