Notícias & Artigos

Tipos de Filtragem Industrial

08/05/2013

Conheça os tipos mais comuns de filtragem industrial,  que são produtos e sistemas que trabalham especificadamente com diferentes substâncias.
 
A filtragem industrial, na verdade, pode chegar a enumerar vários produtos capazes de realizar múltipla filtração. Seja filtragem de ar, de água, de gases, combustíveis, óleo e para líquidos em geral. Por causa da diferenciação do que será filtrado, são disponíveis no mercado vários equipamentos providos de diferentes determinados sistemas de filtração, permanentes ou não.
 
Em alguns sistemas, como na filtragem industrial de água, pode ser feito a reciclagem, além do tratamento de substâncias químicas que por ventura são utilizadas no processo, evitando assim a permanência de quaisquer resíduos prejudiciais, que interferiram na qualidade da mesma. Cada tipo de filtragem deve corresponder ao líquido que será inserido no mesmo. Confira as expectativas de alguns de filtragem industrial:
 

Os filtros são feitos com sistema de absorção para a separação de poluentes e odores
 
 
Os filtros de água podem ser fabricados com a aplicação de diferentes materiais – plástico comum, plástico flangeado, anéis em aço, aço inoxidável e etc. Além de purificar a água, ainda solucionam problemas de sedimentação, relacionados a odor, sabor e até mesmo a redução e remoção de bactérias. São acoplados cartuchos filtrantes geralmente de polipropileno com tamanhos variados.
 

Os filtros de ar são usados para proteção de ambientes, removendo o pó existente no ar.
 
 
A filtração de ar tem como finalidade, adquirir o nível de limpeza de partículas a partir do sistema de ventilação como no caso do aparelho de ar condicionado. Funciona como bloqueio para que a sujeira não chegue a transpassar o interior dos sistemas de ventilação, ou de aquecimento. Alguns produtos são tão eficazes que conseguem eliminar pequenas partículas com tamanhos de 0.1 mícron.
 

Os níveis de fluxo são maximizados pro causa do emprego das camadas de grãos metálicos de aço inox.
 
 
Em geral, os filtros para óleo são sintetizados em aço inox poroso, justamente ara manter a qualidade e propriedade das substâncias. A projeção chega a alcançar rendimentos altos, capazes de reter com maior precisão, todo o tipo de sujeira contaminante que possa vir a causar alterações no líquido. São utilizados em camadas de grãos metálicos para se conseguir o tamanho ideal de uma partícula retida na filtração.
 
Por fim, a filtragem industrial é um ramo muito extenso que abarca vários segmentos do mercado. Entre os serviços, pode-se enumerar ainda a assistência ao refino de óleo comestível, fabricação de vários tipos de bebidas, processo de polpa, refino de metais, entre outros produtos químicos como dióxido de titânio, fertilizantes, tintas, resinas plásticas e filtração de superfície.