Notícias & Artigos

Sistemas de Lubrificação

10/06/2013

•Sistema centralizado 
O sistema centralizado é um método de lubrificação a graxa ou a óleo que tem a finalidade de lubrificar um elevado número de pontos, independentemente de sua localização. Esse sistema possibilita o abastecimento da quantidade exata de lubrificante, além de reduzir custos de mão de obra de lubrificação.Um sistema centralizado completo possui os seguintes componentes: bomba e manômetro; redes de suprimento(principal e distribuidores; válvulas e porca de compressão;conexões e joelhos; acoplamentos e uniões).
 
Sistema operado manualmente 
É empregado na lubrificação de pontos de moderada frequência. Geralmente são circuitos pequenos. Nem sempre esse sistema requer retorno do óleo, e por isto, é adequado para tipo perda total.
 
Sistema automatizado 
Empregam-se os automáticos, onde há necessidade de lubrificação contínua. Há um dispositivo acoplado ao motor elétrico que permite regular o número de operações por hora de efetivo trabalho sempre esse sistema requer retorno do óleo, e por isto, é adequado para tipo perda total.
 
 
Precauções na aplicação de lubrificantes
Antes de se aplicar um lubrificante - óleo ou graxa - a uma máquina, é indispensável ter a certeza de que o produto está limpo, isento de contaminações e com suas características típicas dentro das faixas normais. Para isso, cuidados especiais devem ser tomados com relação ao manuseio e armazenamento dos tambores ou baldes de lubrificantes,assunto que será abordado mais adiante.Neste capítulo trataremos, pois, de algumas das precauções a serem observadas com os métodos mais comuns de aplicação de lubrificantes.
 
Lubrificação a óleo 
 
a)    Na lubrificação por ALMOTOLIA, a aplicação do óleo deve ser periódica e regular, evitando-se sempre os excessos e vazamentos.
 
b)    Nos dispositivos semi automáticos, tais como COPOCONTA-GOTAS, COPO COM AGULHA ou TORCIDA etc.,os níveis devem ser verificados periodicamente.
c)    Com lubrificadores do tipo PERDA TOTAL DE ÓLEO, os níveis devem ser  estabelecidos cuidadosamente. Por ocasião do enchimento, certificar-se de que o mecanismo funciona corretamente, a agulha está livre ou a torcida está em boas condições para conduzir o óleo aos pontos de aplicação.
 
d)    Nos casos de lubrificação POR ESTOPA, esta deverá estar corretamente embebida e ter contato completo com o munhão a lubrificar.
e)    Nos casos de PEQUENOS BANHOS DE ÓLEO, os níveis serão periodicamente revistos e, se necessário, completados.
 
f)     Quando houver ANEL lubrificador, deve se estar certo deque ele gira com velocidade normal e conduz bem o óleo do banho.
 
g)    LUBRIFICADORES MECÂNICOS devem ter seu mecanismo bem ajustado, a fim de medir a quantidade correta do óleo. Os visores devem estar limpos, sem aparência de água ou impurezas. O óleo deve ser adicionado com a necessária frequência.
 
h)    Em sistemas de LUBRIFICAÇÃO FORÇADA, é importante manter os níveis, deixar limpos os filtros, observar periodicamente as pressões e as temperaturas.
 
 
Lubrificação a graxa 
 
a)    Quando se faz a aplicação por COPOSSTAUFFER, impõe-se o uso de graxa do tipo untuoso. Os copos devem ser enchidos de modo a se evitar a formação de bolhas de ar.
 
b)    No caso de lubrificação por meio de PISTOLA, deve-se previamente limpar o pino graxeiro.
 
c)    Nos SISTEMAS CENTRALIZADOS, deve-se verificar periodicamente a qualidade da graxa existente no reservatório, a pressão da graxa, bem como garantir, a todas as linhas de distribuição, o suprimento das quantidades adequadas.