Notícias & Artigos

Qual a diferença entre o elemento de desgaste Ferro e partículas metálicas visíveis a olho nu?

03/06/2013

Uma das grandes dúvidas dos responsáveis da manutenção é na diferença dos resultados entre o Elemento de desgaste FERRO e grande quantidade de limalhas ferrosas visíveis a olho nu. Entre os mais variados questionamentos, o mais comum é:
 
“Encontramos grande quantidade de limalhas ferrosas visíveis a olho nu retidas no filtro de óleo motor, por que o relatório da análise de óleo não apresentou altas concentrações de ferro?
 
Antes precisamos conhecer as análises que apresentam estes resultados.
A análise de ICP (Inductively Coupled Plasma) mede partículas microscópicas que estão na maioria dos casos, solúvel no óleo. E os valores apresentados são resultados da análise de “Quantificação” dos átomos com tamanho máximo de 10 Micra. Como exemplo, a menor partícula que conseguimos enxergar contém o tamanho de 40 Micra.
 
No caso das partículas metálicas, são resultados apresentados pela análise de Microscopia, método de avaliação das partículas visíveis a olho nu utilizando uma Lupa de aumento e um ímã especial.
 
De forma básica, podemos dizer que os resultados do Elemento de desgaste FERRO apresentado na análise de ICP, são partículas microscópicas não detectáveis a olho nu. E suas altas concentrações, em conjunto com outros elementos, como SILÍCIO, ALUMÍNIO OU COBRE indicam “Princípio” de desgaste, necessitando de intervenções preventivas a fim de minimizar e até mesmo eliminar a causa de anormalidade. Já os resultados de “Microscopia”, são provenientes de uma análise “Qualitativa” que indicam se a amostra contém ou não partículas visíveis a olho nu. E no caso de positivo é importante uma intervenção imediata no componente, pois se não for proveniente do procedimento inadequado de coleta, estarão retidas nos filtros de óleo ou bujões magnéticos, necessitando de uma intervenção corretiva.
 
No entanto, devido a total diferença dos métodos aplicados, bem como os tamanhos das partículas analisadas, não necessariamente apresentarão altas concentrações de ferro em conjunto com grande quantidade de partículas visíveis a olho nu. Mas, em ambos os casos é de suma importante obter o correto direcionamento das intervenções de acordo com as orientações descritas no texto de interpretação do “Relatório Grupo Oilcheck”.