Notícias & Artigos

Projeto de reciclagem de óleo de cozinha quer entrar para o Guinness

08/08/2012 Imagem: Divulgação/ACIF (retirada de http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2012/08/projeto-de-reciclagem-de-oleo-de-cozinha-quer-entrar-para-o-guiness.html)

Um projeto de reciclagem de óleo de cozinha de Florianópolis quer entrar para o livro dos recordes, o Guinness Book. O 'ReÓleo' é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e já coletou e reciclou mais de um milhão de litros de óleo de cozinha.

Agora, objetivo da ACIF é receber a certificação pelo maior volume de óleo coletado em um mês: 10 mil litros. Para chegar a marca, a Associação inicia uma campanha de arrecadação do dia 1º de setembro ao dia 1º de outubro. Porém, de acordo com os organizadores, a comunidade já pode começar a armazenar o resíduo.

O óleo deve ser levado em garrafas pet até uma das regionais da entidade ou no Centro de Atendimento ao Turista da ACIF (CAT), na SC-401. Além disso, pode ser entregue no ACIFeijão, evento que inicia oficialmente a Campanha, no dia 1º de setembro, no P12, em Jurerê Internacional. “Se conseguirmos mais essa importante conquista, será a coroação de um trabalho sério e organizado que tem feito um grande papel na preservação ambiental”, afirma Luiz Falcão de Moura, coordenador do ReÓleo.

Segundo o presidente da ACIF, o projeto, que surgiu há 14 anos, veio de uma necessidade na Lagoa da Conceição e transformou-se em um programa estruturado e importante para o desenvolvimento sustentável da cidade. “Já estamos buscando mais parceiros para ampliar o ReÓleo, em rede de coleta, participação da comunidade e em educação ambiental”, disse o presidente.

O ReÓleo atende toda a Grande Florianópolis e possui quase mil pontos de coleta espalhados pelas cidades de Florianópolis e Biguaçu. Além disso, através de uma parceria da Ambietal Santos, do Paraná, resíduos são transformados em produtos de limpeza.


Fonte: G1